quinta-feira, 21 de março de 2013

ETA - ESPAÇO DE FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM

A Estação de tratamento de Água de Ibititá tornou-se um espaço de formação para crianças jovens e adultos. A cada ano a Estação recebe visita de várias escolas com dezenas de alunos por vez. A última visita foi da Escola Coperil que chegou na companhia da Assistente Social da Embasa Ana Karina. Outras turmas foram acompanhadas pelo Técnico de segurança da empresa, Matusalém (Matos).
No tocante à escolas, parecem ter um currículo flexível, que abre espaço para que a aprendizagem dos alunos aconteça em ambientes que não seja aquele somente com mesas, carteiras e livros. A Estação de tratamento é uma verdadeira aula viva. Os alunos presenciam in loco todo processo que a água passa até chegar às torneiras das residências da população. Eles questionam ao invés de serem questionados, fazendo com que a criança internalize o conhecimento de maneira mais eficaz.
Luana - no final da turma
Wellington 
Durante a visita os alunos foram acompanhados por outros alunos, Wellington e Luana que faziam parte da equipe de trabalho daquela estação como Jovens Aprendizes. Naquele instante eles passavam aos visitantes o que aprendera na prática com suas descobertas e com os demais colegas de trabalho. Todos sentiam o entusiasmo deles quando eram indagados pelos visitantes alunos e professores. Um pouco distante da turma eu observava e sorria por dentro pelo desempenho dos dois Jovens Aprendizes. Hoje são operadores na recente Estação de Tratamento de água de Itaguaçu, que recebe água do São Francisco com destino a região de Irecê.
Cláudio - treinamento com cloro
 A formação da equipe sempre foi algo de minha pretensão, enquanto coordenador dos trabalhos daquela Estação. Orgulhosamente temos um recente operador que era auxiliar de produção. Antônio Cláudio passou  por experiências nunca antes, vista por ele. Com a proposta de aprender o ofício de Operador de Processo, ele se dedicou e até voltou a estudar. Com menos de três meses, oportunizado pelo gerente imediato Odirlei Rocha, e pelo Supervisor de Tratamento, Antônio Coelho, ele já estava tratando a água para toda população de Irecê. Em dezembro de 2012 o gerente da UNI, Raimundo Neto, firmou o contrato de Cláudio como Operador de ETA de grande porte.