segunda-feira, 17 de junho de 2013

CURSO - Transporte Manual de Cargas

Matusalém - Técnico de Segurança
da UNI  (camiseta branca)
Aconteceu no dia 14 de junho de 2013, na UCE-da Unidade de Irecê, com carga horária de 8 horas, ministrado pelo Técnico de Segurança Matusalém da UNI (Matos) o Curso de Transporte Manual de Cargas, o evento foi uma das etapas que assegurou a atender a NR - 17 no seu item 17.2.3, onde reza que "Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes". A próxima fase será assegurar aos trabalhadores o que realmente diz a redação da Norma Brasileira, é preciso acompanhar de perto os afazeres dos empregados da embasa para que a norma seja atendida na sua totalidade, e para isto é necessário que a empresa esteja, ao menos,  adequada ao item 17.4.1 - campo da psicofisiologia - (link acima, NR - 17) desta Norma. Assim, ganhará a empresa que terá um empregado que não irá se abster ao trabalho por falta de saúde e este por melhores condições de vida.
O curso foi bem dinâmico na sua metodologia e o que o teve de mais surpreendente foi a sensatez do ministrando em ouvir os participantes do evento. Todos tinham muito a contribuir e por isso cada fala foi valorizada dentro do seu contexto. Os participantes criaram , em grupos, um teatro mímico tematizando as rotinas do empregado diante do esforço físico e as posturas corretas e não corretas ao transportar um objeto pesado. Vale ressaltar o ponto forte no que tange a segurança do condutor de veículos, dos dois grupos que colocaram um transporte em sua apresentação, usaram impecavelmente o cinto de segurança. Os pontos fracos foram  as posturas utilizadas para transporte manual da carga, na sua maioria, todas estavam incorretas, o que levou a reforçar a necessidade do acontecimento do evento. Antes tarde do que nunca! 
Apresentação do grupo
Espera-se que aconteça outro o mais breve possível, mesmo que seja como avaliação do processo de aprendizagem do que foi trabalhado. Se o empregado conhece, agora é a vez de aplicar para seu próprio bem. Se ele estiver levando um peso acima de 40 Kg por mais de 60 metros e se ela carrega mais de 20 Kg por mais de 60 metros, então eles e a empresa precisam buscar regularizar-se para atender a Norma Brasileira que não recomenda mais que esses pesos pela distância de 60 metros. Já a Norma Internacional vai um pouco além e permite 60 Kg/60 metros. Ruim pra eles!
No final do curso foi distribuído uma Cartilha de Segurança com orientações para o correto Transporte Manual de Cargas - aquele em que todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a posição da carga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pense em sua saúde