domingo, 19 de maio de 2013

MELHORIAS MO TRATAMENTO

A Estação de Tratamento de Água de Ibititá é formada por um floculador com 04 módulos independentes com comporta na entrada e outra na saída, dois decantadores independentes com 04 comportas de entrada em cada um deles, 08 leitos filtrantes (filtros), 08 caixas de passagem e um reservatório de contato com capacidade para 4.000.000 de litros. A estação chegou a trabalhar com sua capacidade máxima de 500 l/s, hoje, devido a situação de falta de água na Barragem Mirorós,  trabalha com metade da capacidade.
A Estação começou operar em meados de 1994 e pelo visto as comportas dos módulos floculantes e dos decantadores não eram utilizadas na serventia de limpeza e conservação dos espaços como deveriam. Uma mostra disto é que todas estão travadas, revelando seu desuso. Sentido a necessidade de melhorar as práticas existentes resolvi construir ações para colocar todas elas em funcionamento, buscando melhorias no processo de tratamento. 
O verdadeiro sentido é que possamos interditar um desses espaços, por vez,  e realizar a limpeza e higiene desses ambientes de maneira mais eficaz. Para se ter um ideia, a limpeza dos decantadores aconteciam, até o mês passado, por um período de 2 a 3 horas no máximo no período das 18 às 21 horas, quando acontecia noutro momento era necessário interromper o abastecimento para população. Esse tempo era suficiente apenas para fazer um corretivo, o que levava a aumentar o índice de perdas de água, levando a aumentar o número de descargas no mês. Chegamos a fazer mais de uma por semana!
O floculador e o decantador são espaços que precisam de limpeza constante, pois são neles que o lodo (fig 02) fica acumulado, e se não for retirado, o tratamento da água pode ficar comprometido. Turbidez na decantação, passagem de flocos para os filtros, sabor e gosto anormais da água são algumas das consequências caso a limpeza não aconteça de forma eficiente.
fig 01 - Eleano - decantador 01 limpando e 02 operando
Para mudar a prática, os colaboradores se desdobraram. Passamos, Gervásio e Marcos, praticamente uma operação (turno de 12 horas) para fazer manutenção numa das comportas do decantador 01 e após um mês de trabalho conjunto conseguimos concluir a manutenção nas 04 comportas de entrada de água do decantador 01.
Gratificante foi poder fazer a limpeza, higiene e conservação do ambiente: paredes, colmeias, pirâmides foram todas colocadas no ponto ideal para trabalho. De 3 horas que se tinha para realizar a limpeza nos dois decantadores, passamos para mais de três dias apenas para um decantador. Foi o tempo  que os auxiliares passaram para realizar o trabalho com eficiência. Paramos no domingo (12) e concluímos na quarta-feira (15)  Fechamos as comportas de entrada do decantador 01 (fig 03) e o tratamento se deu  apenas com o decantador 02. (fig 01)
A segunda etapa começou no dia 18 de maio, manutenção das demais comportas do decantador 02. Com a nova prática operacional esperamos melhorias no tratamento, eficiência na perda e melhorias ergonômicas!
 fig 02 - colmeia da esq (suja) direita (limpa)

fig  03 - Ancelmo no corredor com comporta fechada
fig 04 - Ancelmo e Marcos do floculador para decantador

2 comentários:

  1. boa gasola ficou bom d+, hoje foi feita a manutenção de mais uma das comportas, breve o outro decantadorirá estará pronto.

    João Durval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaríamos de apresentar novas soluções para seus decantadores: www.dalttax.com.br
      Tecnologia desenvolvida para aumentar a a produção de água tratada, sem necessidade de lavagem das placas, permitindo o escoamento de lodo por completo apenas com a descarga simples do decantador, evitando assim perda de água e tempo de lavagem de colmeias.

      Excluir

Pense em sua saúde